Na hora de alisar (e manter lisos) os fios, uma das dúvidas que mais aparecem é sobre escolher a chapinha ou progressiva. Cada tratamento funciona de uma forma diferente e dura um determinado período. Além disso, a questão de agredir ou não os cabelos também é considerada.
Quem quer manter as madeixas sempre lisas precisa conhecer bem os dois métodos, para escolher o que acha mais prático. Você está em dúvida com a chapinha e a progressiva? Entenda melhor cada uma delas.
Chapinha para períodos mais curtos
Se você gosta dos seus cabelos naturais, mas alisa apenas de vez em quando, para uma festa ou ocasião especial, a chapinha será sua melhor aliada. A duração do alisamento é menor, assim que você lavar os fios, eles vão voltar ao normal.
Para garantir que os fios continuem saudáveis, é indicado usar a chapinha de cerâmica e alisar apenas com o cabelo limpo. Assim, após lavar e secar, já alise com a chapinha. Se esperar o dia seguinte, pode ter impurezas nos fios que podem danificá-los.
Quando lavar, lembre-se de usar produtos para hidratar e, antes da chapinha, protetores térmicos. Assim, seus cabelos continuam bonitos, mesmo quando usar essa técnica de alisamento.
Progressiva para quem busca durabilidade
Quem deseja que os fios estejam lisos sempre, sem exceções, não vai se dar muito bem com a chapinha. Até porque, ela irá danificar os fios, deixando-os ressecados. Assim, se você não abre mão do liso, aposte na progressiva.
Existem vários tipos de progressiva, desde a tradicional até a escova de chocolate ou marroquina. Apesar de durar mais do que pranchar os fios, é importante lembrar que a progressiva não é eterna. Em média é preciso refazer o procedimento a cada três meses.
A explicação é bastante simples, seus cabelos vão continuar crescendo e sem a química voltam a sua estrutura normal. A progressiva também exige cuidados. O ideal é que os fios estejam bem cuidados e hidratados antes de fazer o tratamento e você terá que se preocupar com hidratação também.
O que é melhor: chapinha ou progressiva?
Para escolher o que é melhor para você será preciso pensar em algumas situações. Se você pretende manter os fios lisos esporadicamente, o chapinha já irá atender sua necessidade.
Além disso, quem descolore e pinta os fios não deve investir em mais um tratamento (a progressiva) com o risco de danificar e até quebrar os cabelos. Passar uma tintura até está permitido, desde que depois de fazer o alisamento, mas há o risco de não obter a cor desejada e deixar os fios elásticos.
Então, podemos dizer que você quem irá definir se chapinha ou progressiva são o melhor para seus cabelos. Tudo depende do que pretende fazer, o tempo de alisamento que deseja e se os fios quebram com facilidade.
Gostou de saber mais sobre chapinha e progressiva? Você já estava usando uma dessas formas de alisamento? Aproveite e compartilhe o texto nas suas redes sociais. Assim, suas amigas também ficam sabendo mais sobre esse tratamento para os cabelos.
Leave a Comment