Organizar e manter o armário em ordem é um dos grandes desafios enfrentados por homens e mulheres. Afinal, todos os dias é necessário escolher uma peça diferente e nem sempre sobra tempo para guardar o que já foi lavado ou pode ser usado novamente. No entanto, existem algumas dicas de como organizar o guarda-roupa que podem ajudar.
A verdade é que você provavelmente já se irritou com a confusão do seu guarda-roupa, seja por peças caindo cada vez que abria uma das portas ou por não encontrar o que queria vestir.
Assim, se você tem dificuldade em deixar tudo organizado, pode ficar tranquilo! Dá uma olhada nas dicas e nunca mais sofra com aquela pilha de roupas fora do armário – ou caindo em cima de você.
Use e abuse dos cabides
Camisas, casacos de zíper ou botões e jaquetas devem ficar pendurados e não dobrados, para ocupar menos espaço. Procure por cabides semelhantes para guardar essas peças e tente não guardar mais do que duas no mesmo cabide.
Se o guarda-roupa não tem muito espaço, uma dica interessante é usar um lacre de refrigerante para pendurar um cabide no outro e garantir que mais itens possam ser pendurados.
Doe ou venda peças sem uso
O passo mais importante para manter o guarda-roupa organizado é não deixar roupas sem uso acumuladas. Mesmo que você tenha espaço em seu armário, procure fazer uma limpeza ao menos uma vez ao ano.
Nesse momento, classifique as peças em: doar, revender, em dúvida, manter. A pilha “em dúvida” pode ser revisada de novo, mas aqui vai uma dica, se encontrar algo que está parado há mais de um ano no fundo do armário, o melhor é se desfazer da peça, você provavelmente não vai usá-la.
Arrumação prática para você
Apesar de existirem várias recomendações, como organizar por cores, por uso ou por tamanho, é importante escolher a arrumação mais prática para você. O guarda-roupa precisa funcionar bem, sem que você precise perder muito tempo cada vez que decide o que deseja usar.
Peças menos usadas nas prateleiras mais altas
Você deve ter aquelas peças que não são usadas com frequência, podem ser roupas de festa, por exemplo. Se não puder pendurar, use as prateleiras mais altas para guardá-las.
O motivo? O que você usa bastante precisa estar na altura dos olhos, a fácil acesso, para que não bagunce tudo na hora de procurar. O que não usa tanto permite mais tempo para a procura, então pode ficar mais distante, nas prateleiras de cima.
Tudo tem seu lugar
Você pode nunca ter refletido sobre isso, mas a verdade é que tudo tem seu lugar no guarda-roupa. O ideal é sempre devolver ao mesmo espaço, para que você se acostume.
Por exemplo, roupas íntimas devem ficar em uma gaveta, camisetas na prateleira, preferencialmente juntas.
Gavetas para roupas íntimas e pijamas
Seu guarda-roupa tem gavetas? Aproveite para deixar ali as roupas íntimas e os pijamas. Preferencialmente, crie uma ordem. Por exemplo, a primeira gaveta será para roupas íntimas, a segunda para os pijamas e a terceira para meias.
Sapatos limpos antes de guardar
Se você tem espaço no armário para guardar os sapatos, não se esqueça de uma regra bem importante: eles devem estar limpos antes de retornarem ao guarda-roupas.
Após o uso, passe um pano levemente umedecido e deixe os sapatos tomarem um pouco de ar por pelo menos 24h. Em seguida, guarde e evite amontoá-los um em cima do outro.
Roupas de frio separadas de roupas de calor
Deixe as roupas de frio separadas das de calor. O ideal é arrumar o guarda-roupa a cada estação. Quando estiver mais quente, as roupas de verão ficam na frente da prateleira e as de inverno ao fundo.
Assim que os dias gelados chegarem, inverta essa ordem, deixando as roupas mais leves no fundo do seu armário.
Divisórias nas gavetas
Se o seu maior problema são as gavetas, aposte em divisórias para ficar mais fácil manter as roupas íntimas em ordem. Você vai sentir que é melhor dobrar as peças e guardar e não apenas jogá-las na gaveta.
Gostou das dicas de como organizar o guarda-roupa?
Conseguiu entender como organizar o guarda-roupa? Você deve ter notado que é uma missão mais simples do que parecia a princípio. O mais importante é encontrar algo que seja prático e funcione bem para você.
Com o tempo vai perceber que arruma as prateleiras e gavetas apenas quando vai separar algo para doar ou quando muda a estação do ano.
Sabendo de tudo isso, não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos, ok?
Leave a Comment