Apesar de estarmos em uma época em que valorizar os cabelos naturais está em alta, há quem faça questão de mantê-los sempre bem lisos. No entanto, contar apenas com a chapinha e o secador dá trabalho e alguns tipos de progressiva podem ajudar na missão.
Até porque, a progressiva tem uma duração maior, enquanto a chapinha precisa ser feita sempre que os cabelos são lavados. Isso significa que esta última danifica muito mais os fios.
De qualquer maneira, não há motivos para desistir do sonho de ter aquele liso perfeito, quase como os fios que vemos nas propagandas de shampoo. O mais importante é conhecer quais são os tipos de progressivas existentes e escolher o que é mais interessante para as suas madeixas.
Tipos de progressiva: conheça as mais populares
Pretende fazer progressiva, mas está em dúvida sobre qual delas escolher? Vamos mostrar agora quais são as mais populares e como agem nos fios.
1. Progressiva tradicional
A escova progressiva tradicional não é recomendada para quem está com os cabelos danificados. Queratina e óxido de acetamide são seus principais componentes, que irão contribuir para o alisamento. Anteriormente, utilizava formol, mas este componente se provou prejudicial à saúde e não é mais parte das progressivas.
O óxido de acetamide age exclusivamente no couro cabeludo, redistribuindo a queratina pelos fios. É recomendada para quem possui cabelos ondulados e com bastante volume, já que o resultado será fios lisos e menos volumosos, mas com movimento.
A duração média é de três meses e deve ser feita uma hidratação após a progressiva, com o intuito de manter os fios saudáveis. O ideal é que os cabelos sejam hidratados ainda no salão.
2. Progressiva inteligente
Esta progressiva conta com outros aminoácidos em sua composição. Além da queratina e do óxido de acetamide – presentes na escova tradicional – conta com proteínas e minerais. Em alguns casos, pode ter também 0,2% de formol, limite máximo da substância liberado pela Anvisa.
Como o procedimento alisa e sela os fios, pode ser feito por quem tem danos leves neles, como as pontas duplas. Inclusive, a progressiva pode ajudar a recuperá-las.
Deixa os cabelos mais soltos e fáceis de cuidar, porém, quanto mais é repetida mais finos os fios ficam. Dura de dois a três meses e também é mais indicada para quem possui cabelos levemente ondulados. De diferença em relação à tradicional, além de poder ser feita em fios danificados, está a vantagem de poder lavar as madeixas no mesmo dia.
3. Progressiva de chocolate
O tipo de progressiva que menos agride os fios em sua aplicação. Seu principal objetivo é reduzir o volume e deixar os cabelos mais macios, por isso é indicada para pessoas com fios muito ressecados ou que têm alergias.
Apesar do nome, a escova não leva chocolate, mas sim extrato de cacau e cafeína, além de outras proteínas. Em algumas opções podem conter 0,2% de formol, mas há aquelas que são livres deste componente.
Se trata de um tratamento completo, pois alisa, hidrata e nutre. Não é indicada para quem possui cabelos crespos ou muito oleosos. No primeiro caso pode ter efeito contrário, deixando os fios mais cacheados e no segundo pode aumentar a oleosidade dos cabelos.
4. Progressiva marroquina
Além das onduladas, as cacheadas também podem experimentar a escova marroquina, sendo esta uma das opções de progressiva mais indicadas para alisar sem maltratar os fios. Possui queratina, óleo de cacau do Marrocos, proteínas de seda, argila branca e formol (apenas o máximo de até 0,2%).
Um dos procedimentos de alisamento mais procurados nos salões, por atender mais tipos de cabelos e hidratar ao mesmo tempo em que alisa. O efeito também é temporário, podendo durar de três a cinco meses.
Outro fator positivo deste tipo de progressiva está em sua fragrância perfumada, resultante do óleo do Marrocos. Durante a aplicação a cliente não sente cheiro de queimado ou algo incômodo, mas sim uma essência agradável. Além disso, é permitido prender os cabelos no mesmo dia e lavá-los no dia seguinte.
5. Progressiva de morango
Hidratação e nutrição completa são proporcionadas pela escova de morango, tanto que ela é a mais indicada para quem não pode fazer a progressiva tradicional ou as outras que são mais agressivas.
Além de nutrientes, também é rica em vitaminas que vão deixar os fios fortes e saudáveis. É indicada para cabelos crespos, muito ondulados ou para quem lida com muito volume, frizz e está com as madeixas ressecadas.
Não possui formol e a etanolamina é a substância responsável pela redução do volume. Exige um pouco mais de cuidados, já que não é permitido prender os cabelos por três dias após a aplicação e muito menos lavá-los por igual período. Sua duração é de cerca de três meses e não existem contraindicações.
6. Progressiva americana
Essa progressiva é interessante para quem tem cabelos bem cacheados e volumosos, já que seu principal objetivo é deixar os fios mais naturais e com menos volume. Dura até seis meses e pode ser feita também por quem tem cabelos ondulados ou naturalmente lisos, exatamente por deixar o caimento mais natural.
Seu principal componente é a guanidina, substância derivada da uréia. A escova americana só não é recomendada para quem já fez algum procedimento anterior usando hidróxido de sódio, henna, amônia e tioglicolatos.
O alisamento proporcionado pela progressiva americana é mais natural, quase como se as madeixas fossem lisas naturais. Tanto que nem parece que você passou por algum alisamento.
7. Progressiva de açúcar
Segue a mesma ideia da escova de morango, também sendo indicada para quem tem tendência a alergias ou não pode experimentar os outros tipos de progressiva. É livre de formol e tem proteínas, queratina, ácido de frutas e etanolamina em sua composição.
Antes de sua aplicação, os cabelos são lavados com shampoos anti resíduos, para garantir o bom resultado. Sua duração também é de cerca de três meses e é indicada para quem possui cabelos ressecados e volumosos.
Sua principal vantagem está no fato de não possuir contra indicações, o que permite que qualquer pessoa possa fazer a escova de açúcar.
8. Progressiva indiana
A escova progressiva que tem menor tempo de aplicação do produto e conta com vários produtos de origem indiana, daí o nome de escova indiana. A hidratação é o principal objetivo, muito mais do que o alisamento.
Possui cerca de quinze componentes e permite lavar ou fazer outros procedimentos no mesmo dia. Os fios ficam mais lisos, brilhantes e macios, além de perderem um pouco de volume.
É um dos tipos de progressiva mais indicado para ser feito em crianças ou gestantes, exatamente por conter menos produtos químicos e mais elementos naturais em sua composição. No entanto, sua duração é um pouco menor, não ultrapassando os trinta dias.
9. Progressiva definitiva
A escova definitiva é para quem deseja um procedimento mais duradouro e quer manter os cabelos lisos por um bom tempo. Ao invés de agir na parte externa dos fios, modifica sua estrutura, proporcionando o alisamento.
Possui amônia, guanidina e pode conter hidróxido de sódio. É preciso ter paciência, já que sua aplicação é mais demorada, são cerca de oito horas no salão para concluir a escova definitiva.
Depois de seis meses, deve-se apenas fazer o retoque da raiz, para evitar que os fios retornem a sua estrutura natural. Indicada para quem tem cabelos ondulados, mas as madeixas não podem ter sido descoloridas, pintadas, estarem danificadas ou terem passado por qualquer outro procedimento químico.
Como é feita a aplicação da escova progressiva
Cada tipo de progressiva tem um procedimento específico para ser feito, porém alguns elementos são iguais em todos eles, como o uso do secador de cabelo e chapinha para finalização e a lavagem com shampoo anti resíduo antes da aplicação.
Em alguns casos, pode ser necessário finalizar o procedimento com algum produto hidratante, como acontece na progressiva tradicional. Nos demais, em que o objetivo é tratar e alisar, a hidratação é dispensada.
Cuidados com alergias e reações
Quem lida com alergias e reações adversas com outros produtos químicos, como tintas para cabelo e até produtos para hidratação, deve tomar cuidado na escolha de uma escova progressiva. Nada impede que você faça o procedimento, mas o ideal é evitar aqueles com muitas químicas ou com formol.
Por mais que a quantidade de formol permitida seja pequena, há a chance de reações alérgicas se você é mais sensível. Então, talvez seja melhor optar pelas escovas de açúcar e morango. Ou pela de chocolate, mas sem formol em sua composição.
A escova indiana também pode ser indicada para quem lida com esta situação, além disso, se estiver grávida, também prefira a progressiva com componentes mais naturais.
Dicas para a progressiva durar mais
Depois que fizer um dos tipos de progressiva você deverá tomar alguns cuidados, como:
- Respeitar o tempo indicado para a lavagem dos fios;
- Não amarrar os cabelos se não for permitido;
- Evitar shampoos anti resíduos nas próximas lavagens;
- Cuidado com outras químicas realizadas posteriormente;
- Hidratar e cuidar dos fios.
Gostou de saber mais sobre os tipos de progressiva existentes? Como você pode ver, é possível atender a todas as pessoas. Depois é só escolher a escova e um botox capilar que melhor irá funcionar para você.
Agora, aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.
Leave a Comment