Donas de madeixas lisas podem achar que é mais fácil cuidar de cabelos lisos. Apesar disso, para manter os fios saudáveis, você precisa criar uma rotina e usar produtos adequados para o tipo de fio.
Então, nada de fugir dos tratamentos, por mais que seus fios sejam mais práticos para pentear, também merecem cuidados, assim como os ondulados, cacheados e crespos.
Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas dicas que você pode seguir sem medo e que vão deixar suas madeixas leves e sempre bonitas.
Tipos de cabelos lisos
Os cabelos lisos são divididos em três tipos:
1A
Aquele liso bem escorrido no qual não para nada. Nem mesmo um grampo fica fixo por muito tempo neste tipo de fio. É macio e fino, por isso pode ficar oleoso com bastante facilidade.
1B
Um fio encorpado e com um pouco de volume. Permite colocar presilhas e fazer penteados. Além disso, aceita bem os cachos feitos com babyliss ou bobes, sem desmanchá-los rapidamente.
1C
Fios grossos e bastante encorpados, são bem lisos e não seguram penteados cacheados por muito tempo. Apesar de ser bem liso, assim como o 1A, aceita bem presilhas e não é tão oleoso.
Liso natural
O liso natural é o fio que se divide nas três classificações citadas acima. Se mantém sempre nesse estado sem a necessidade de escovas, chapinhas ou uso de produtos químicos. São sedosos e podem ter mais oleosidade.
Liso mecânico
São os fios alisados com o uso de escova e chapinhas. Eles não são naturalmente lisos, mas não passam por um processo químico. Logo que são lavados retornam ao seu natural.
Liso químico
Esses são os fios alisados através de um tratamento químico, como a progressiva. Duram mais tempo e permitem lavagem sem perderem o alisamento, mas exigem mais cuidados.
Principais problemas dos cabelos lisos
Saiba agora quais são os principais problemas enfrentados por quem tem cabelos lisos, sejam naturais ou alisados.
Frizz
O frizz é um dos principais problemas enfrentados por quem tem cabelos lisos. São aqueles arrepiados e costumam aparecer por falta de hidratação, sendo uma clara indicação de que há algo errado com os fios.
Falta de balanço
São vários os fatores que podem deixar os cabelos lisos com falta de balanço. O principal deles é a falta de hidratação. Ainda assim, excesso de oleosidade e o corte errado também causam o problema. É mais comum nos fios alisados.
Fios oleosos
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem tem madeixas lisas. Até porque a oleosidade não se concentra apenas na raiz, mas se espalha por todo o fio.
Fios sem brilho
Resultado da sujeira que se acumula nos fios, principalmente da oleosidade. Por isso é tão importante usar os produtos certos e ter uma rotina de lavagem.
Dicas de como cuidar de cabelos lisos
Sabendo quais são os tipos de cabelos lisos, confira dicas para cuidar das madeixas e deixá-las sempre incríveis.
Não lave o cabelo todos os dias
Apesar da tendência à oleosidade, lavar o cabelo todos os dias não vai te ajudar a deixar os fios lisos mais bonitos. Muito pelo contrário, será um estímulo para o couro cabeludo ficar ainda mais oleoso. Prefira manter uma rotina de lavagem, mas dar um tempo para seus cabelos.
Por exemplo, se os fios forem muito oleosos ou estiver muito calor, lave dia sim, dia não. Depois, conforme o clima amenizar e os fios não ficarem tão pesados, você pode lavar 1 vez a cada dois dias.
Hidratação sempre em dia
A hidratação também é importante para manter os fios saudáveis. E, acredite, não é válida apenas para quem alisa. Mesmo os lisos naturais precisam passar pelo processo de hidratação.
Para resolver o problema, além de se manter sempre bem hidratada – beba bastante água ao longo do dia – separe um dia da semana para hidratar os fios com cremes especiais. Vale usar aquele de cinco minutos, feito no chuveiro, ou o que precisa da touca térmica.
Use os produtos certos para seu tipo de fio
No começo do texto falamos sobre os tipos de fio. Você precisa usar os produtos certos, indicados para o seu cabelo. Inclusive, se você costuma alisar, procure aqueles indicados para fios alisados.
Hoje existem linhas de produtos dedicados aos lisos naturais e aos alisados, seja com chapinha ou com química. Com o uso deles, os fios ficam sedosos e saudáveis.
Penteie sem pressa
Um dos erros de quem tem fios lisos é não dar atenção à forma de pentear os fios. Usar escovas até está permitido, mas evite os pentes plásticos e muito finos. O motivo? Eles quebram e dão frizz nos fios.
Prefira pentes de madeira, que vão retirar a eletricidade dos cabelos e penteie ainda molhados. Depois de secos, está permitido pentear, mas a regra é a mesma, opte pelos pentes feitos de madeira.
Lave os cabelos com água fria ou morna
Cuidar de cabelos lisos começa ainda na lavagem. Evite a água quente, pois danifica os fios. Sempre que for lavar, aposte na água gelada ou morna. Inclusive, essa dica é válida até mesmo no inverno.
Passe condicionador apenas nas pontas
Quando for condicionar os fios, passe apenas nas pontas. Até porque o produto contribui para aumentar a oleosidade do cabelo, então, deve ficar bem longe das raízes.
A regra é a mesma na hora do creme para pentear. O importante aqui é manter as pontas hidratadas, até porque o comprimento dos fios lisos dificilmente fica ressecado.
Protetor térmico para os fios alisados
Seus fios são alisados? Sempre que for fazer algum procedimento mecânico em casa, como a escova ou chapinha, lembre-se de usar o protetor térmico. A ideia é preparar os fios para o calor e evitar que danifiquem.
Aposte em produtos que combatem o frizz
Como você viu acima, além da oleosidade, outro problema que incomoda bastante quem tem fios lisos é o frizz. Além do pente de madeira – e de lavar os cabelos com água fria ou morna – você pode investir em produtos anti-frizz.
Pesquise os shampoos e condicionadores que ajudam a resolver o problema e evite ficar passando as mãos nas madeixas. Isso também contribuiu para o frizz. Terminou de pentear e arrumar, deixe quieto e pare de mexer nos fios.
Mantenha o corte em dia
Essa é uma regrinha básica para todos os tipos de cabelo. Mesmo quem pretende deixar os fios crescerem precisa ter paciência e deve manter o corte em dia. Retirar as pontas ajuda a evitar o excesso de oleosidade, o frizz e mantém a saúde das madeixas em dia.
Além disso, elimina aquele visual ressecado e as famosas pontas duplas, que fazem nós e dificultam na hora de pentear os cabelos.
Seque os cabelos da nuca para a testa
Vai usar o secador? Use essa técnica para deixar seus fios mais soltos. Jogue os cabelos para frente e comece a secagem da nuca para a testa. Ainda assim, não se esqueça do protetor térmico e de manter o aparelho a 15 centímetros da raiz.
Use a chapinha com moderação
Se você alisa os cabelos, saiba que não é recomendado usar a chapinha todos os dias. O correto é usá-la com moderação, apenas no dia em que em fez a lavagem, por exemplo.
Isso acontece devido ao calor do aparelho, que danifica e resseca os fios – o que pode resultar em aumento da produção de oleosidade na raiz.
Fronha de seda
O travesseiro pode ser o maior inimigo para todos os tipos de cabelo. Enquanto dormimos, o cabelo fica em atrito com a fronha. Assim, se você tem tendência ao frizz, essa situação é um prato cheio para o famoso “bad hair day”.
Troque as fronhas de algodão por peças de seda e observe a diferença. No dia seguinte seu cabelo vai estar tão lindo quanto estava antes de se deitar.
Desembarace primeiro as pontas
Notou que o cabelo está embaraçado? Nada de pegar o pente desde a raiz e descer com pressa. Você precisa ter muita paciência para desfazer os nós – que podem ser comuns nas pontas de quem tem fios lisos muito finos.
Para isso, comece a pentear os cabelos das pontas para a raiz. Desembaraçou as pontas? Agora sim pode passar o pente desde a raiz. Além disso, no pós lavagem vale a pena investir em cremes para pentear exclusivos para as madeixas lisas. Você vai perceber que vai ficar muito mais fácil arrumar os fios.
Evite os shampoos com sal e sulfatos
Sabe aquele famoso shampoo que faz um monte de espuma durante a lavagem? Mais do que limpar, ele está removendo a hidratação natural dos seus cabelos. Por isso, prefira as versões sem sal e sulfato.
Elas não fazem tanta espuma durante a lavagem, mas contribuem para hidratar os fios da raiz até as pontas.
Pronta para cuidar de cabelos lisos?
Você já conhecia todas essas dicas para cuidar de cabelos lisos? Deu para perceber que, não importa o tipo de fio, você sempre vai ter que investir nos produtos certos para manter as madeixas leves, bonitas e saudáveis.
Agora, compartilhe o artigo com suas amigas. Elas vão adorar conhecer essas dicas!
Leave a Comment