Como cuidar de cabelos ondulados

Sabe aqueles cabelos que não são cacheados, mas também estão longe de serem lisos? Geralmente tem as pontas secas, porém a raiz oleosa? Os ondulados têm características únicas, o que sempre deixa as pessoas que os possuem em dúvida de como cuidar de cabelos ondulados.

Se você é um destes, não se preocupe mais, pois aqui vamos te explicar e dar dicas para que você finalmente sane suas dúvidas. Mas, primeiramente, você sabia que existem diferentes tipos de cabelos ondulados? Sim, colega, existe! E antes de falar sobre como cuidar, vamos dar uma explicaçãozinha básica sobre cada um deles?

Na classificação dos tipos de cachos, os ondulados ocupam o número 2, sendo o número 3 sobre os cabelos cacheados e o 4 sobre cabelos crespos. 

Tipos de fios ondulados

Para entender melhor como cuidar de cabelos ondulados, você precisa saber que estes se classificam em três tipos:

2A

A primeira classificação diz respeito àquele cabelo que é quase liso, porém ainda possui leves ondulações. O cabelo é fino e não tem muito volume.

2B

Esse tipo já tem o fio de textura média e começa a fazer ondulações em formato ‘S’, especialmente nas pontas. Também é mais sensível ao frizz.

2C

É o mais grosso e volumoso da categoria, podendo inclusive, formar alguns cachos abertos. Tende a ser mais ressecado nas pontas.

Agora que você sabe os tipos de ondulações e já descobriu a qual grupo o seu pertence, fica mais fácil decidir quais as dicas que apresentaremos aqui você deve seguir com mais afinco. Lembrando que os conselhos aqui são pensados de um modo geral. E não se preocupe se você ainda ficar em dúvida sobre qual é o tipo de seu cabelo, nem todos encaixam perfeitamente nas definições (sempre ocorre um híbrido entre uma e outra), e tem dias que seu cabelo está mais encaracolado e volumoso, outros está mais liso e escorrido, tudo isso varia com o dia e o ‘humor’ dele.

Dicas para cuidar de cabelos ondulados

Agora, sem mais delongas, vamos para as dicas que te ajudarão a mantê-lo sempre saudável e bonito: 

1- Não lave seus cabelos todos os dias

Esse conselho vale para todos os tipos de cabelos. Pois quando se lava em demasia, seu cabelo enfraquece e tende a ficar muito mais oleoso, pois ele ‘vicia’ nos produtos e não produz seu óleo natural, que é importantíssimo para a vitalidade do fio, regularmente. 

O indicado é que se lave uma vez a cada dois dias sem lavar (Lavou na segunda? Lave novamente só na quinta-feira), ou, dependendo do tipo de ondulação, dia sim-dia não (Lavou na segunda? Lave de novo na quarta e por aí vai). Assim você dá tempo para ele se fortalecer e se proteger naturalmente, ficando mais saudável e forte. Lembre-se: nem toda sujeira é prejudicial!

2- Use shampoo à seco

Para os dias que seu cabelo está inesperadamente oleoso, ou quando você apenas está com preguiça de lavar, um shampoo à seco resolve tudo. Aplique-o apenas na raiz e massageie suavemente, você verá que mão na roda ele é. 

Atenção: não espalhe para o comprimento do fio até as pontas, pois ele endurece e pode fazer seu cabelo ficar quebradiço e destruir suas ondas. Fora que o cabelo fica meio… ‘ensebado’ né? Use-o apenas na raiz.

3- Não escove. Penteie! (com o cabelo molhado)

Uma regra para cuidar de cabelos ondulados e que salva quase todos os tipos de fios. A escova não te ajudará em nada, muito pelo contrário, só vai te atrapalhar: vai desmanchar suas ondulações e aumentar seu frizz. Use ou um pente, preferencialmente de cerdas grossas, ou os próprios dedos. Penteie-os suavemente nas pontas, depois do meio do cabelo para as pontas e finalmente da raiz às pontas. Desta maneira você desembaraça sem quebrá-lo.

Ah! E nunca penteie seu cabelo seco. Apenas quando estiver molhado com o finalizador já nele, pois, além de o pente ajudar a espalhá-lo pelo cabelo, ele ainda ajuda a desembaraçar, dar mais volume e definir suas ondas e cachos. Aqui se matam dois coelhos numa cajadada só!

4- Não exagere em finalizadores

Como já mencionado na dica do pente, aplique-os com os cabelos ainda molhados. Existem sim produtos destinados a usar com o cabelo seco (como shampoos à seco e alguns leave-ins para aplicar de manhã) mas a maioria são para os cabelos ainda molhados após o banho. 

Leave-ins, por exemplo, devem ser aplicados no meio do fio para as pontas e depois disso, amassados em sentido contrário, isto é, das pontas até a raiz.

O problema de usar muitos produtos finalizadores é que eles pesam seu cabelo, o que desmancha suas ondulações e ainda o deixam oleoso. E você quer esse cabelo volumoso, certo?

E qual produto usar? Isso é uma resposta que só seu cabelo pode responder. Cada produto tem seu método e seus componentes, e nenhum deles funciona de maneira universal. Um leave-in depois do banho é o ideal, mas se quiser usar mais produtos, que sejam no máximo dois.

5- Deixe-os secar naturalmente ou use um difusor

Nos dias mais quentes, seu cabelo seca em questão de minutos. Já nos mais frios… lá se vão horas de cabelo úmido. Em dias assim, um secador com difusor além de agilizar o processo, ainda te deixa com um volume digno de capa de revista. 

Você simplesmente coloca seus cabelos (já lavado e com os finalizadores) dentro do difusor por alguns segundos e voilá! Uma grande ajuda é você mesmo ir amassando e ‘bagunçando’ seu cabelo junto com o secador para dar um toque bem descolado e cool pro look final.

6- Fique de olho na hidratação e nutrição do fio

Apesar de ele não ressecar tanto quanto os cabelos cacheados (pois      os cachos dificultam que o óleo natural da raiz chegue até as pontas), o cabelo ondulado também passa por ressecamentos e desnutrição. 

Por isso é importante ficar de olho em relação a isso e programar pelo menos uma vez a cada 15 dias fazer uma hidratação ou nutrição nele. Levando em conta, claro, seu tipo de cabelo e suas características únicas, lembrando sempre da regra principal de todas: jamais hidratar e nutrir seu cabelo direto na raiz!

7- Evite água quente

Outro conselho válido para todos os cabelos. Apesar da água quente ser muito relaxante, seu contato com o couro cabeludo abre os poros do folículo capilar, fazendo com que as cutículas que selam o cabelo e o protegem se abram e deixem seus óleos hidratantes presentes saírem, o que auxilia no enfraquecimento e quebra do fio. O correto é sempre lavá-los em água fria ou morna.

8- Cortes de cabelo

Os melhores são os cortes em camadas e os desfiados, pois ajudam a dar movimento e destacam as ondas. Para cabelos curtos, o pixie haircut com franja fica lindo. O shag hair também dá um volume incrível para as ondas. 

O que é shag hair? Já assistiu algum filme ou série dos anos 70 em que as mulheres têm aqueles cabelos de comprimento até o ombro e um super volume bem leve? Estes são o shag hair. Que voltaram com tudo no ano passado, devido à sua praticidade e personalidade. 

E, é claro, o long bob, que é um clássico e super estiloso jeito de ter seu cabelo sempre ondulado, quase cacheado. Mas o melhor mesmo é seguir o corte que dá certo para seu cabelo, afinal, os cortes mudam em relação ao tipo de ondulação da pessoa e demais características físicas, tais como formato do rosto, cor dos olhos, formato do nariz… 

O melhor mesmo é sempre perguntar ao seu cabeleireiro sobre os cortes que vão realçar você e sua beleza natural.

Marcas e shampoos indicados para cabelos ondulados

Beleza, agora tu sabe como cuidar, como tratar e definir seu cabelo, mas quais marcas são boas para mim? Será que você poderia me dar um norte? (você deve estar pensando) E sim, eu posso! Pegue a caneta que agora te mostrarei algumas marcas e shampoos que geralmente funcionam muito bem para as madeixas onduladas como o mar.

Antes de mais nada, é importante saber o que tem nos shampoos que podem te ajudar, e uma das coisas principais para olhar é o sulfato de sódio (ou sal para os mais íntimos). 

Esse componente tende a ressecar e deixar as madeixas quebradiças, portanto, procure evitá-lo, ok? Procure shampoos já com ação condicionante ou hidratante na fórmula, pois eles limpam sem agredir o couro cabeludo.

Aussie

A marca australiana é muito popular para quem procura hidratação, e a Aussie não tem uma, mas três linhas dedicadas a isso:

1- Moist

2- Miracle 7 em 1

3- 3 minutos milagrosos

Destes, o 2 é o mais indicado para cabelos ondulados, pois ele cumpre tudo o que o cabelo pede. O 1 é indicado para quem quer manter a hidratação que já está em dia no cabelo, e o 3 é, como o próprio nome diz, o milagre para os cabelos secos, pois ele promete renovar seu cabelo em apenas 3 minutos!

Pantene

Especificamente o shampoo hidro cauterização, pois ele tem uma excelente ação condicionante, pois promete fechar as cutículas do cabelo para mantê-lo hidratado.

L’oreal

O shampoo Absolut Repair foi pensado para reconstruir cabelos danificados por chapinhas e babyliss e processos químicos e nele há compostos de lipídios, ceramidas e ácido láctico para restaurar e hidratar.

Existem inúmeros outras marcas que fazem excelentes shampoos, estas são apenas as principais. O mais importante mesmo é conversar com seu cabeleireiro sobre qual o melhor indicado para cuidar de cabelos ondulados.

Agora que você aprendeu todas essas dicas para cuidar de cabelos ondulados, aproveita e compartilha com suas amigas!