Cada vez mais procuradas nos salões de beleza, a escova progressiva é muito utilizada para o alisamento dos cabelos, na redução do volume capilar e também para evitar o frizz. Como já diz o seu próprio nome, seus efeitos são progressivos e ficam ainda melhores toda vez que o procedimento é repetido. E você sabia que hoje em dia até os homens estão entrando nesse mundo? E isso ocorre com o uso da escova progressiva masculina. E para a saúde de seus fios, você ainda encontra progressiva sem formol.
Mas mesmo que você não seja uma profissional no assunto, antes de ir até um salão é muito importante ter pelo menos um conhecimento básico sobre as escovas progressivas e qual delas usar para cada tipo de cabelo. Veja a seguir:
Escova progressiva inteligente
Composta por queratina, minerais, proteínas, óxido de acetamide e 0,2% de formol, a escova inteligente é ideal para a diminuição do frizz e na recuperação das pontas duplas. Ela faz com que os fios fiquem mais finos, proporcionando um liso natural, mas não muito chapado, como algumas mulheres exigem.
Por conter queratina, a inteligente revitaliza os cabelos que são mais danificados e não é indicada para aquelas pessoas com cabelos crespos ou muito ondulados.
Escova progressiva marroquina
A escova marroquina é composta por óleo de cacau do Marrocos, argila branca e 0,2% de formol. Ela é uma das mais procuradas nos salões de beleza. A marroquina oferece maior durabilidade (de três a cinco meses), dependendo bastante do crescimento do cabelo, além de hidratar os fios, graças ao óleo de cacau do Marrocos e da argila.
Ela é recomendada principalmente para aquelas pessoas que contam com os cabelos ondulados, ressecados, cacheados, quebradiços e volumosos, mas é necessário ter cuidado na hora de fazer o tratamento em cabelos que sejam muito sensíveis.
Escova progressiva indiana
A escova indiana tem uma função mais direcionada a hidratação do que para alisamento. Conta com ingredientes muito interessantes, como extrato de sândalo, amêndoas doces, PCA sódico( aminoácido que retém a umidade) e cravo da índia.
É indicada para aquelas pessoas que têm cabelo liso e são tratados quimicamente, deixando os fios com um aspecto mais natural, macio, com mais brilho e sem volume. Por não contar com produtos químicos em sua fórmula, a sua duração é bem menor: um mês apenas. A grande vantagem é que ela pode ser utilizada por gestantes e lactantes.
Escova progressiva definitiva
Para pessoas que querem um alisamento mais duradouro, a escova definitiva é uma das melhores opções. Diferente das progressivas, que contam com um efeito temporário, agindo na parte externa das mechas, a definitiva mexe com a estrutura do fio, quebrando as pontes de enxofre deles de maneira definitiva, fazendo com que eles fiquem mais lisos.
Para quem busca um alisamento mais duradouro também há opção de fazer uma escova definitiva. Diferente das progressivas, que são temporárias e agem na parte externa das madeixas, este tipo de escova mexe com a estrutura do fio, pois quebra de maneira definitiva as pontes de enxofre dos fios, deixando-os mais lisos.
É uma escova ideal para aqueles que contam com fios ondulados, fibra indefinida de várias texturas ou volume excessivo. Mas não é indicado para pessoas que fazem descolorações, químicas ou que estejam com o cabelo danificado, pois ela pode enfraquecer os fios mais ainda.
Viu como saber qual a escova progressiva é a ideal para o seu cabelo pode lhe ajudar? E essa ajuda é tanto na parte estética quanto na saúde de seus cabelos.
Leave a Comment