Como cuidar de cabelos cacheados

Cabelos cacheados exigem um pouco mais de cuidados para mantê-los bonitos e saudáveis. Apesar disso, muitas mulheres têm desistido das progressivas e chapinhas e assumem seus cachos sem pensar duas vezes. A ideia é cuidar de cabelos cacheados usando os produtos certos.

Se você ama seus cachos e quer acertar na hora de moldá-los, saiba que o tratamento começa desde a lavagem. Vem ver algumas dicas que separamos especialmente para você!

Dicas para cuidar de cabelos cacheados

Aquelas dicas espertas para você deixar seus cabelos sempre lindos e saudáveis.

Use produtos específicos

Hoje existe uma ampla gama de produtos para cabelos. Inclusive, são específicos para cada tipo de fio. Se os seus são cacheados, não adianta comprar aquele shampoo e condicionador para ondulados ou lisos.

Escolha o produto certo para o seu cabelo e vá testando até encontrar um que funcione melhor com seus fios. Isso é válido também para o creme para pentear e para os cremes nutritivos e hidratantes.

Saiba qual é o tipo do seu fio

Os cachos são divididos nos tipos 3 (cabelos cacheados) e 4 (cabelos crespos). Dentro de cada um ainda existe uma subdivisão. Cachos tipo 3A são grandes, abertos e bem espaçados, os tipo 3B são definidos, menores e se iniciam perto da raiz. Já os tipo 3C são bem pequenos e vão da raiz até as pontas.

Quem tem cabelos crespos também precisa entender qual dos três tipos é o seu fio. O 4A é bem enrolado, com cachos definidos e muito pequenos. O 4B são muitos cachos pequenos, não muito definidos. O 4C são os fios em forma de zig-zag, que normalmente crescem para cima e tem aquele supervolume.

Tenha um cronograma capilar

O cronograma capilar envolve o cuidado com os fios por meio das hidratações, nutrições e reconstruções. O ideal é criar um intervalo e seguir o cronograma para garantir que os cabelos estejam sempre saudáveis.

A reconstrução pode ser feita em um intervalo maior, a cada duas semanas, mas a hidratação e nutrição podem ser feitas a cada uma ou duas lavagens.

Atente-se a frequência de lavagem

Apesar de lavar os cabelos ser uma forma de cuidado, você não pode exagerar na frequência. O ideal é que você lave os fios no máximo três vezes por semana, deixando um intervalo de um ou dois dias entre cada lavagem. 

Vale lembrar que, independentemente do tipo de cabelo, lavar todos os dias não é recomendado e você corre o risco de desenvolver algum fungo no couro cabeludo.

Não ignore a umectação

Como os cabelos cacheados tendem a ressecar mais facilmente, a umectação vai ser parte da sua rotina. Consiste em aplicar óleos capilares da raiz às pontas, moldando os cachos, massageando os fios e o couro cabeludo.

Depois é só deixar o produto agir por 1h ou 2h e usar o condicionador para ajudar a remover o óleo durante o banho. Além de nutrir os cabelos, os fortalece e evita que os cachos acabem quebrando.

Modele o cabelo ainda molhado

Enquanto estiver no banho, aproveite para modelar e desembaraçar os fios. Depois, com eles ainda molhados, molde os cachos do jeito que preferir e não mexa mais. Fazer isso depois que as madeixas estiverem secas só vai provocar frizz e desmanchar aquele cacheado bonito.

Mantenha seu corte em dia

Cortar as madeixas também é importante para mantê-las saudáveis. Mesmo que você ame aquele longo supercacheado, saiba que é preciso aparar as pontas para garantir que ele cresça saudável.

O ideal é visitar o cabeleireiro a cada três meses e manter seu corte em dia. Assim, é garantido que os cachos vão continuar perfeitos do jeito que você gosta.

Aposte no pente de madeira

É importante pentear os cabelos para mantê-los ajeitados, no entanto, para as cacheadas, é terminantemente proibido usar os famosos pentes plásticos de dentes finos.

No lugar deles, invista nos pentes de madeira com dentes largos. Assim você consegue desembaraçar os fios sem quebrá-los ou criar frizz.

Mantenha a hidratação em dia

Já decidiu adotar o cronograma capilar que falamos mais para cima? Saiba que a hidratação será um dos tratamentos mais importantes e você deve mantê-la em dia. Procure se organizar para fazê-la ainda no banho, com aquelas famosas ampolinhas.

O ideal é que a hidratação seja feita lavagem sim, lavagem não ou a cada duas lavagens, assim os fios ficam sempre bonitos e não ressecam tão facilmente.

Evite o secador

O secador e o cabelo cacheado são duas coisas que não combinam de nenhuma maneira. Assim, procure sempre deixar os fios secarem sozinhos. A dica, para evitar sair com eles muito molhados, é apostar em uma camiseta de algodão para tirar o excesso de água.

A toalha também é útil, mas não deve ser esfregada nos fios, para não causar frizz.

Escolha um shampoo menos agressivo

Os shampoos também precisam ser escolhidos com cuidado. Além de optar por aquele específico para o seu tipo de cachos, prefira os que possuem componentes mais naturais. Vale comentar que os cachos tendem a ficar mais ressecados, então, não é recomendado usar shampoos para cabelos oleosos, por exemplo.

Use creme modelador

Deixar seus cabelos iguais aos que você vê na TV exige um pouquinho mais de paciência, afinal será necessário adotar mais etapas após a lavagem. No entanto, cuidar de cabelos cacheados é assim mesmo e você logo se acostuma. 

O creme modelador ajuda a moldar os cachos do jeito que deseja e ao mesmo tempo evita o famoso – e temido frizz.

Cuide dos cabelos até na hora de dormir

Na hora de dormir, os cuidados com o cabelo cacheado não param. Para evitar que os cachos estejam armados no dia seguinte, mantenha-os presos dentro de uma touca de cetim ou seda. Outra dica, se não gosta da ideia da touca, é trocar a fronha do travesseiro.

As fronhas de algodão são propícias para criar frizz durante a noite, especialmente se você se mexe muito durante o sono. Assim, troque-as pelas de cetim ou seda e perceba os efeitos nos seus fios.

Não ignore a pré-lavagem

Quem quer cuidar de cabelos cacheados precisa ter em mente que antes mesmo de entrar no chuveiro e fazer a lavagem você já deve tratar os fios. A etapa da pré-lavagem consiste em aplicar óleos ou produtos com enxágue que vão proteger os cachos antes de lavá-los.

A ideia é ajudar a mantê-los sempre brilhantes, leves e evitar o ressecamento. Assim que entrar no banho, enxágue o produto e siga com o shampoo, condicionador e hidratantes.

Fuja das escovas

Escovas não combinam com cachos. Então, você pode abrir completamente mão delas. O único que vão fazer é estragar os fios, até mesmo quebrá-los. Em seu lugar, aposte nos pentes de madeira.

Notou algum nó mais difícil de desfazer? Molhe os cabelos ou use algum creme para pentear que vai facilitar e não estragar os fios cacheados.

Não fique passando a mão nos cabelos com creme para pentear

Terminou a lavagem, passou o creme para pentear e moldou os cachos? Ok. Deixe-os quietos e não mexa mais. Ficar o tempo todo passando a mão não vai ajudar na modelagem, muito pelo contrário, você vai desmanchar os cachos.

Além disso, ainda pode contribuir para deixar os fios oleosos, já que a oleosidade da mão pode passar para os cabelos. Depois que modelar, confie no resultado e espere as madeixas secarem.

Invista no creme para pentear certo

Se o shampoo e o condicionador precisam ser escolhidos a dedo – assim como o creme hidratante e o de nutrição – porque isso seria diferente com o creme para pentear?

Escolha o certo para o seu tipo de fio e opte por aqueles que não pesam os cachos. 

O que as cacheadas não devem fazer?

Depois de ver todas essas dicas, que tal recapitular o que as cacheadas não devem fazer? Vem dar uma olhadinha:

  • Usar pentes plásticos;
  • Usar escovas de cabelo;
  • Apostar em produtos que não são indicados para seu tipo de fio;
  • Descuidar do corte;
  • Ignorar a pré-lavagem;
  • Secar os cabelos com secador;
  • Dormir com as madeixas molhadas.

A última dica, inclusive, é válida para todos os tipos de cabelo. Dormir com eles molhados é prejudicial não apenas à saúde, mas aos próprios fios.

No caso das cacheadas, como o secador não é muito recomendado, o melhor é lavar os cabelos um pouco mais cedo e bem longe da hora de ir se deitar. Assim, eles secam sozinhos e os cachos ficam do jeitinho que você gosta.

Gostou das dicas para cuidar de cabelos cacheados?

Você que tem fios repletos de cachos já conhecia todas essas dicas? Estava no caminho certo ao cuidar de cabelos cacheados? Agora sabe que existem várias etapas que garantem madeixas sempre saudáveis e perfeitas.

O melhor de tudo é que pode manter seus cachinhos sem medo. Até porque, como dissemos no começo do texto, assumir os fios cacheados e dar adeus às progressivas e chapinhas está em alta neste momento. 

Então, aproveite e exiba seus fios à vontade! Depois, compartilha todas as dicas com as outras amigas que também têm cabelos cacheados, ok?!