Como cuidar bem dos seus sapatos

Manter os calçados sempre bonitos, como se fossem novos é uma tarefa que exige paciência. São pequenas coisas feitas no dia a dia que vão contribuir para que você consiga cuidar bem dos seus sapatos e garantir que durem muito mais.

A verdade é que não temos o hábito de prestar atenção aos nossos calçados e vamos usando aquele que mais gostamos até que se desgaste por completo. No entanto, com alguns cuidados básicos esse mesmo sapato poderia ter uma duração ainda maior.

Dicas para cuidar bem dos seus sapatos

Quer aprender algumas dicas úteis e práticas? Vem dar uma olhada no que separamos para você.

Use um pano seco nos sapatos de couro

Se você tem sapatos de couro em casa, evite usar água para limpá-los, pois isso irá danificar o material. Um pano seco já será útil e vai obter um bom resultado. O ideal é limpar assim que notar alguma sujeira, mas se acontecer de perceber apenas depois, use no máximo um pano levemente umedecido.

Se pegar chuva, seque-os à sombra

Pode ser que você seja pego desprevenido e tome uma chuva enquanto estiver com sapatos que não são apropriados para este momento. Aconteceu? Relaxe, o mais importante é chegar em casa – ou em algum outro local – e secar o calçado o mais rápido possível.

Se for de tecido, use um pano seco para retirar a maior parte da umidade e, em seguida, deixe secar à sombra. Se for de material impermeável, ainda assim é importante que fique secando antes de retornar para a sapateira.

Dê um descanso para o calçado

Apesar de ter um calçado preferido, você não deve usá-lo todos os dias. O ideal é dar um descanso ao sapato por pelo menos vinte e quatro horas. Assim que chegar em casa, tire dos pés e deixe em um local seco e arejado.

Se necessário, passe um pano umedecido ou seco para limpar o calçado por fora e no dia seguinte guarde-o na sapateira ou espaço no guarda-roupa. Esse cuidado evita o mau-cheiro e garante que o calçado dure mais tempo.

Lave os tênis à mão

Na hora de lavar seus tênis, faça sempre à mão. Algumas máquinas de lavar até permitem colocar calçados ali dentro, mas a chance de danificá-los durante a lavagem é bem maior.

Durante a limpeza, use sabão neutro e não encharque o tênis. Nada de colocá-lo embaixo da torneira ou dentro de um balde cheio de água. Além disso, verifique na etiqueta se é permitido lavar com água e sabão. Caso contrário, opte pelo pano umedecido.

Guarde-os em ambiente seco e arejado

A forma como você guarda seus sapatos também vai contribuir para que eles permaneçam como novos ou estraguem rapidamente. Além de seguir a dica de deixar o calçado fora do armário por pelo menos um dia, lembre-se de guardá-lo sempre limpo.

Não se esqueça de verificar se a sapateira ou espaço do guarda-roupa é bem arejado e não é úmido. Uma dica legal é abrir a porta do móvel de vez em quando, durante o dia, para evitar a umidade.

Use sabão neutro na lavagem

Se o sapato permite ser lavado com água e sabão, evite produtos de limpeza fortes, opte pelo sabão neutro. Então, pode esquecer a água sanitária ou o alvejante, pois podem estragar o tecido do calçado. O sabão irá cumprir bem a função, que é eliminar a sujeira, sem danificar o calçado.

Uma dica é não passar o produto direto no sapato. Umedeça um pano e esfregue o sabão neutro ali. Em seguida, passe delicadamente para limpar seu calçado. Feito isso, enxágue com um pano também úmido e deixe secar na sombra.

Bicarbonato de sódio para evitar o chulé

Conforme o uso, os sapatos podem ficar com cheiro ruim por dentro, o famoso – e temido – chulé. Especialmente se são de algum material mais propenso a isso, como o plástico e alguns tipos de couro.

Para evitar o problema, além de permitir que o calçado respire, deixando-o fora do armário por vinte e quatro horas após o uso, coloque um pouco de bicarbonato de sódio dentro, mas só de vez em quando.

Cuidar bem dos sapatos é fácil

Depois de ler as informações acima você deve ter percebido que cuidar dos seus calçados não é difícil, mas que talvez estivesse sendo um pouco negligente com eles. Agora, não tem mais desculpas para errar e vai garantir a durabilidade de todos eles.

Gostou de conhecer todas essas dicas para cuidar bem dos seus sapatos? Então, não se esqueça de compartilhar tudo isso com seus amigos.