Como usar franjas em roupas e acessórios

Roupas com balanço estão aparecendo cada vez mais por aí. Elas podem ter tecidos mais leves, modelagens esvoaçantes, ou… franjas. As roupas franjadas circulam no ambiente da moda desde a década de 1920 e eram muito utilizadas com a intenção de dar mais charme aos movimentos da dança e por isso se tornaram um símbolo de sensualidade nos palcos e fora deles. Mas como usar franjas em roupas e acessórios e transportar essa tendência para os lokinhos da vida real, sem ficar parecendo que saiu direto de um filme de faroeste americano?

Quando usar? 

No geral, os looks com franjas nas roupas e acessórios são casuais, mas nada impede uma produção mais chique! O segredo está no acabamento das peças. 

A cara do folk  

Investir em misturar o máximo de texturas diferentes possíveis é uma ótima dica para deixar qualquer look mais interessante. E no caso das franjas, que remetem a um visual mais folk ou boho, fazer combinações com peças de outros estilos é um ótimo truque para não deixar a produção tão marcada.

Combina com qualquer tipo de corpo? 

Se você quiser, sim! Mas é importante lembrar que elas chamam muita atenção para onde estiverem localizadas. Mulheres com quadris volumosos podem gostar de utilizá-las mais concentradas na parte de cima do corpo, junto ao decote, nas mangas, ou até nas costas.

Quem gosta de alongar a silhueta pode procurar por modelos com franjas posicionadas na horizontal, na bainha ou em forma de saias. Já os modelos com franjas formando desenhos em “X”, são ótimos para afinar a silhueta, principalmente se localizados na altura do umbigo.

Só na barrinha: 

Vale investir nas franjas em vestidos, blusas, jaquetas e saias. Mas, as mais discretas podem gostar mesmo é dos modelos com franjas menores nas barras da modelagem. 

Para quem não tem medo de se jogar as possibilidades são infinitas já que é possível encontrar franjas até em acessórios. Dá uma olhada em algumas possibilidades que selecionamos. 

Jaquetas 

As franjas podem sim remeter a um visual mais marcado, mas não precisa ter medo de usar elas. Experimente o combo  jaqueta de couro com franjas + calça jeans. Para fazer as duas peças conversarem, tente evitar as peças jeans que tenham um visual esportivo demais.

Modelagens mais retas e com lavagens sem muitos detalhes podem ser ótimos para isso. Essa combinação transmite formalidade e pode funcionar super bem para quem gosta de um estilo mais clássico ou para quem quer levar essa tendência para o ambiente de trabalho.

Kimonos

Os kimonos são super coringas e uma ótima opção de terceira peça funcional  para complementar qualquer look básico. Para o dia a dia vale apostar nos modelos com franja na barra, eles ficam super bem com jeans e camiseta. Mas se a intenção é atrair os olhares, invista em uma peça com muito brilho, pedraria ou acabamento metalizado. Eles ficam ótimos quando combinados com sapatos mais pesados como coturno ou mocassim.  

Vestidos

Os vestidos de noite com essa tendência tem sido a aposta de várias artistas há muito tempo. Experimenta pesquisar “Beyoncé looks com franja” para conferir. Se você quer se vestir igual a diva do pop, a dica é usar as franjas para chamar atenção para as partes do corpo que mais te favorecem.

Se você gosta de alongar a silhueta, por exemplo, procure por vestidos mais curtos e com franjas na barra. Agora, se você tem medo de acabar gerando muito volume ao seu corpo, aposte nos modelos mais justos e com franjas bem fininhas. 

Acessórios

Quem ainda tem medo de exagerar nas franjas em roupas e acessórios, pode começar aos poucos, pelos acessórios franjados. Os brincos com franjas já apareceram em vários looks de passarela ao redor do mundo e são super charmosos e autênticos. Ótimos para usar com o cabelo preso e chamar a atenção para o rosto.

Outra opção que pode  ser usada para deixar o look de verão com mais balanço é o colar longo. Apesar de ter um mood mais “dia-a-dia”, ele é super versátil e pode ser usado também em produções mais glamourosas para valorizar uma roupa sem muita informação ou um decote mais profundo. Uma gargantilha choker cabe bem com esse estilo.

Bolsas

As bolsas franjadas já se tornaram tão comuns que provavelmente foi o primeiro item que você pensou ou até que já tem em seu guarda roupa. Os modelos de couro e com franjas mais longas funcionam muito com looks mais simples e em que elas se tornam o ponto principal da produção.

As de camurça remetem bastante aos estilos bohos e country e combinam com vestidos fluidos em algodão, jeans, estampas em xadrez e botas. E para produções noturnas aposte nas clutch cheias de brilho. Elas são um arraso.