Como escolher um sofá para sua casa

O sofá pode ser considerado um dos móveis mais importantes da casa. Até porque ele serve para reunir a família em frente à TV ou para receber uma visita, caso seja um modelo que também serve como cama. Por isso, é muito importante entender como escolher um sofá para sua casa.

Parece uma atividade simples, mas a verdade é que não consiste apenas em chegar na loja, escolher sua cor preferida e levar o móvel para casa. Outros fatores precisam ser considerados para garantir que o móvel orne com a decoração e não atrapalhe a passagem das pessoas da casa.

Confira agora dicas para escolher um sofá que vão ser muito úteis para você!

Espaço disponível no ambiente

Pegue a fita métrica ou a trena e meça o espaço disponível na sua sala. Dá para apostar em um sofá grande? Ou precisa de um móvel menor? Anote todas as informações e não se esqueça de considerar comprimento, altura e profundidade na hora de escolher um sofá.

Quem vai usar o sofá

Será um móvel dedicado apenas às visitas? Você vai usá-lo com frequência? Tem um cão ou gato que poderá subir no sofá? Tudo isso precisa ser considerado antes de sair para as compras. Além disso, se tem crianças em casa, também inclua este fator, porque pode ter certeza que elas vão acabar derrubando alimentos por ali.

Tipo de espuma

A espuma do estofado pode ser mole ou mais dura. Antes de definir qual é a melhor para sua casa, vale considerar o tempo de uso do móvel. Quem pretende ficar horas lendo ou assistindo TV, quer aproveitar o sofá para dormir um pouco e relaxar precisa considerar uma espuma mais macia. 

Por outro lado, se o sofá tiver pouco uso, como receber alguém rapidamente, vale a pena investir na espuma mais dura.

Tipos de sofá

Para ajudar a escolher um sofá, vamos falar um pouco sobre os principais tipos de sofá que existem para vender.

Tradicional reto

Os mais conhecidos e você facilmente o encontra nas lojas. São aqueles conjuntos com um sofá de 3 lugares e outro com apenas 2 lugares. Anteriormente era comum se apostar nas duas peças para montar a sala de estar ou de TV, mas agora isso está mudando e muitas pessoas acabam optando por apenas um deles.

Tudo depende do espaço que você tem em casa. Uma família pequena, por exemplo, pode facilmente lidar com um sofá tradicional de 2 lugares. Agora, se existem mais pessoas morando na casa, talvez a versão de 3 lugares seja mais indicada.

Sofá cama

O nome do móvel já é autoexplicativo, afinal, se trata de um sofá que se transforma em uma cama. É muito útil para casas e apartamentos pequenos, nos quais não há um quarto de visitas. No entanto, lembre-se que o estofado precisa caber mesmo quando está aberto.

Anteriormente não eram tão bonitos, tanto que muitas pessoas não o viam como uma boa opção para ter na sala. Agora estão mais modernos e você só percebe que é um sofá cama quando o deixa montado. É aquele famoso móvel funcional que vale a pena ter.

Na Futon Casal você encontra diversos modelos de sofá cama

Sofá retrátil ou reclinável

Uma variedade mais chique dos sofás camas, ao menos se o objetivo é apenas uma pessoa dormindo no móvel. Ele se adapta de acordo com as necessidades. Se quiser manter as pernas esticadas, é só mexer no sofá.

Além disso, também permite adaptar a posição das costas, tudo com o objetivo de proporcionar mais conforto. É interessante para quem recebe visitas – e não quer o sofá cama – e para pessoas que gostam de tirar um cochilo rápido na sala.

De canto

Um móvel para quem deseja aproveitar melhor o espaço disponível no cômodo. Ao invés de serem retos, como os tradicionais, possuem formato de L. Geralmente contam com mais lugares disponíveis sem reduzir tanto o espaço.

Além disso, são ótimos para quem deseja dividir os cômodos. Parte do sofá pode estar na sala de estar e o restante complementar a mesa de jantar.

Sofá redondo

Não é um modelo muito comum nas casas, mas você já deve ter visto um sofá redondo em uma loja ou evento. São modelos mais largos, com grande função decorativa e que permitem que mais pessoas se sentem ali.

Apesar disso, não são indicados para longos períodos e precisam de um bom espaço disponível no ambiente, para não atrapalharem a passagem ou carregar demais a decoração. Quem tem uma sala bem grande pode tentar investir no sofá redondo em seu lar.

Sofá com chaise

Muito parecido com o sofá de canto, o modelo permite mais conforto para uma das pessoas que está sentada – permitindo esticar as pernas – ou, se for necessário, um assento a mais. Como essa parte extra não tem encosto, é ideal para quando se pretende passar pouco tempo sentado no móvel.

Se a ideia é proporcionar mais conforto e aproveitar melhor um canto da sala que não seria utilizado, o sofá com chaise também pode ser muito bem-vindo.

Escolha a cor

A cor também é importante na escolha do sofá para sua casa. Inclusive, pode ser um dos primeiros itens que veio à sua mente. A verdade é que você precisa saber que a cor do móvel irá definir a cor do tapete. Então, se o sofá é escuro o tapete é claro e vice-versa, vale ressaltar que se o tapete é quadrado, retangular ou até mesmo tapete inspiral, isso não influência..

Ainda assim, antes de definir a cor, não considere apenas os seus tons preferidos, mas quem e por quanto tempo o sofá será utilizado. Se tem crianças e pets em casa, fuja dos tons claros e invista no preto ou marrom, pois disfarçam melhor a sujeira. Quem não quer abrir mão do branco pode trocar o tecido, dando preferência ao couro.

O tecido ideal

Você não deve ignorar o tecido na hora de comprar um novo estofado, até porque, além de considerar o tempo de uso – e a presença das crianças e dos pets – há alguns materiais que esquentam demais e podem não proporcionar o conforto adequado durante o uso.

Dentre os principais tecidos de sofá estão:

Couro

Perfeito para quem quer praticidade na hora de limpar, além de combinar com uma decoração mais moderna ou rústica. É mais caro e exige cuidados para não estragar tão facilmente. Como o couro é frio, não é indicado para locais muito gelados ou para quem pretende tirar um cochilo no móvel.

Linho

Pode ser de fibras sintéticas, principalmente se você desejar impermeabilizá-lo. Se optar por ele saiba que não amassa. Agora, o linho natural tem aquele toque macio e levemente amassado. Não é indicado para casas com crianças e pets, por ser mais sensível e difícil de limpar.

Sarja

Confortáveis, resistentes e baratos. Se você pretende economizar, pode investir no sofá de sarja sem medo. No entanto, apesar do benefício do preço, vale lembrar que é um tecido mais duro e que suja com facilidade.

Veludo

Ideal para quem deseja dar um toque de sofisticação na sala de TV ou de estar, mas indicado para cidades e ambientes mais gelados, já que o tecido aquece com facilidade. Exige mais cuidados, pois o tecido mancha bem facilmente, então, esqueça o veludo se você tem filhos.

Suede

Também é um material bastante conhecido e fácil de encontrar nas lojas. O sofá de suede é confortável e tem mais opções de cores. O ideal é que seja impermeabilizado, para evitar manchas e garantir que o tecido dure mais tempo.

Quanto investir

Comprar um sofá novo exige pensar também no orçamento disponível. Vale a pena estudar como estão as contas da casa e quanto você pretende investir. Modelos mais modernos e com tecidos elegantes podem custar bem mais caro – além de todo o trabalho que terá para mantê-lo sempre limpo.

Por outro lado, um modelo mais simples – e até o sofá cama – pode caber facilmente no bolso. Então, use a internet ao seu favor e antes de sair às compras, pesquise preços e analise o que poderia ser melhor para o seu lar.

Decoração pré-existente

Por último e não menos importante, não se esqueça que precisa considerar a decoração que já existe na sala da sua casa. Um sofá muito colorido pode se destacar demais e não combina com o restante dos móveis e objetos do ambiente.

O ideal, caso a decoração já tenha sido montada e o objetivo é trocar o sofá, é apostar nas cores mais neutras e discretas como o preto, o bege, o branco e o cinza. São tons fáceis de combinar e que vão se adaptar facilmente ao restante das coisas da sala.

Já sabe como escolher um sofá?

Depois de conferir todas as dicas você pode ficar um pouco assustado com a ideia de comprar um móvel novo para a sua sala. No entanto, a tarefa de como escolher um sofá exige atenção e paciência, até para que seja garantido que você aposte na opção certa. Já imaginou comprar o estofado e ter que trocar em pouquíssimo tempo?

Se você gostou de conhecer as dicas, compartilhe também com seus amigos nas suas redes sociais. Eles também podem estar pensando em comprar um sofá.