Sapato infantil: como escolher o ideal

Muitas pessoas pensam que escolher um sapato infantil é uma tarefa fácil, mas saiba que na verdade é um processo um pouco complicado, exigindo uma atenção mais detalhada. É necessário ter em mente que eles fazem parte do desenvolvimento dos pequenos e por isso, necessitam de uma atenção maior.

Seja qual for o calçado, um tênis infantil básico, liso, estampado, aberto, fechado ou qualquer outro, sabemos que existem muitos modelos e que os papais e mamães acabam quase ficando malucos com tanta fofura. Mas é importante ressaltar que antes de dar importância a aparência do calçado, é preciso que seja observado principalmente se ele é confortável para o seu filho, além de saudável para o crescimento dos pés e se ele também é funcional para o pequeno.

Pensando em como essa tarefa pode ser um pouco complicada, preparamos algumas dicas de como escolher sapato infantil da melhor maneira. Confira!

O sapato precisa ser higiênico

Na infância, as crianças estão em fase de descoberta, ou seja, não param de correr e explorar novos lugares, transpirando bastante. Para evitar que surjam fungos e também o mau cheiro, os modelos escolhidos precisam ser leves e arejados. A hora de guardar também precisa de atenção, guarde-os sempre limpos para que os fungos sejam evitados.

Fique de olho no que está na moda

Essa é uma tarefa que deve ser feita com cuidado. Mas por quê? Porque é um momento em que muitos papais e mamães acabam induzidos apenas pela beleza e pelo que está na moda. Sabemos que é bacana contar com calçados que estão na tendência atual, mas lembre-se de ver outras características antes disso, como o conforto, por exemplo.

Verifique se o solado do sapato infantil é resistente

É muito importante que o solado de um calçado infantil, seja ele qual for, seja extremamente resistente. Verifique se ele conta com ranhuras, pois elas irão ocasionar mais atrito com o solo, isso evita que a criança escorregue e acabe se machucando. Outro motivo para comprar um sapato com solado resistente é por causa de sua durabilidade.

Procure sapatos infantis mais leves

Claro que existem muitos sapatos em couro, por exemplo, que são maravilhosos. Mas procure tê-los apenas para ocasiões especiais, como uma festinha de aniversário, um casamento de algum familiar e outros eventos. Para o dia a dia da criança, opte por calçados feitos em nylon, tecido, camurça, lona e até alguns tipos de plásticos. O importante aqui é que não incomodem o pé da criança.

Nunca empreste o sapato do seu filho para outras crianças

Sabemos que as crianças não param, ou seja, estão sempre correndo, brincando e praticando muitas atividades, isso faz com que o suor seja inevitável, o que cria condições para que fungos sejam reproduzidos. Evite também manter o hábito de colocar chinelos nos pés molhados, isso é anti-higiênico e evita fungos e bactérias. Por isso, é muito importante não emprestar os calçados do seu filho para outras crianças, pois a proliferação será facilitada.

Como falamos no início do texto, comprar sapatos infantis não é das tarefas mais fáceis. Mas seguindo cada uma dessas dicas você saberá como fazer isso da melhor maneira possível.