Dicas e truques essenciais para fotografar crianças

Fotografar crianças pode ser um processo alegre e gratificante, mas também é um desafio único. Esteja você procurando iniciar uma carreira em retratos ou apenas deseja capturar momentos com sua própria família, há muito em que pensar quando se trata de fotografar crianças, pois será preciso seguir algumas dicas de fotógrafos profissionais.

Seja um ensaio de fotos smah the cake, newborn, primeiros aniversário, entre outros momentos de comemoração, fotografar os pequenos requer atenção, criatividades, saber usar técnicas para melhorar a qualidade dos cliques, testar diferentes poses, etc.

Confiram a seguir quais as dicas e truques para fotografar crianças:

1. Realize cliques espontâneos

A beleza de fotografar crianças é capturá-las como são, e as melhores fotos costumam ser improvisadas.

É comum que os adultos tendem a projetar o que eles querem que apareçam na imagem, forçando os pequenos, o que não resulta em um bom trabalho. No entanto, as fotos sempre saem melhores quando os cliques são realizados capturando a essência espontânea que as crianças possuem, proporcionando um efeito mais natural.

As crianças geralmente não fingem suas emoções, o que faz seus retratos se destacar. Procure oportunidades para capturar isso. O fotógrafo precisa estar pronto para momentos em que as crianças estão sorrindo, brincando em seu ambiente natural e curioso.

2. Cuidado com as poses

Dependendo da idade, as crianças não conseguem fazer certas poses e ao forçá-las para tentar obter a foto perfeita, elas podem acabar se machucando ou ficando desconfortável, o que não passa uma imagem agradável no ensaio.

Se eles não estiverem entendendo sua ideia, passe para outra coisa, sempre pense no conforto e bem estar dos pequenos.

3. Fale a língua das crianças

A coisa mais importante na hora de fotografar é se preocupar em ter um relacionamento com a criança.

Isso significa envolver a criança, pedir e usar suas ideias. Jamais tente ficar falando para que fiquem ou façam uma posição, converse de forma descontraída deixando a criança a vontade, além de obter ideias para obter bons cliques.

5. Não os canse

A menos que esteja trabalhando com uma modelo infantil profissional, as sessões nunca devem durar mais do que uma hora. Esteja sempre atento aos sinais de que acabou – empurrar uma criança além desse ponto não beneficia ninguém.

Em outras palavras, o tempo é precioso ao fotografar crianças – portanto, não o desperdice com seu equipamento ou olhando para a parte de trás de sua câmera:

Confira também: Ensaio smash the cake valor: Quanto deve cobrar por esse serviço?

6. Use luz natural em um ambiente

Os estúdios podem ser intimidantes – o ideal é não usar um estúdio a menos que seja um trabalho comercial. Pois, encontrar locais tranquilos ao ar livre, onde você sabe que a luz e as sombras serão boas é essencial para um ensaio de fotos de qualidade.

A maioria das crianças não tem paciência para ficar parada enquanto você tenta descobrir suas configurações de iluminação, então se esqueça de usar luzes rápidas ou luzes de estúdio.

7 – Lentes da câmera

Nada capta as crianças tão bem como as lentes primárias. As mais indicadas são 50 mm (1,8 ou 1,4) e 85 mm (1,8 ou 1,4) e, se você tiver um bom orçamento, também pode optar por lentes 70-200 mm, f 2.8 da Canon ou Nikon, que são capazes de tornar o fundo amanteigado como um sonho enquanto seu assunto está bem nítido, fazendo-o se destacar.

8. Pratique com a família e amigos

Se você quer começar a ganhar dinheiro com o retrato de crianças, esteja preparado para investir algum tempo de treinamento. Dedique um período treinando, faça ensaios com filhos de amigos, sobrinhos, irmãos, filhos, entre outras crianças.