Inverno chegou? Saiba como cuidar da pele nesta estação do ano

Cuidados com a pele no inverno

É natural que com o inverno e as temperaturas mais frias a transpiração corporal diminua e consequentemente a pele se torne mais seca e ressecada; neste período também é comum que a pele fique num tom mais “esbranquiçado” causado pela desnutrição da mesma. 

Para evitar tais sintomas e manter sua pele saudável durante o período mais frio do ano é importante que você adote algumas medidas como hidratações corporais com maior frequência, alimentação rica em vitaminas e antioxidantes, entre outros; confira abaixo algumas dicas de cuidados com sua pele no inverno.

Dicas de cuidados com a pele no inverno(h2)

Alimentação: 

Tenha uma boa alimentação baseada em: hortaliças, legumes e frutas; os mesmos são ricos em vitaminas e minerais e irão prevenir o envelhecimento da pele; frutas como morango, limão, cereja, mexerica e laranja são ótimas fontes de vitamina C e podem ser facilmente incluídas no seu dia a dia.

Hidratação:

No inverno muitas pessoas cometem o erro de diminuir a ingestão de líquidos no geral, principalmente a água, essa que é facilmente um dos principais fatores para uma boa hidratação da pele e de todo o organismo; caso você seja uma dessas pessoas que acaba por esquecer de beber água uma boa tática é ingerir chás claros, chás de frutas e sucos naturais; se necessário você poderá até mesmo procurar por aplicativos em seu smartphone que irão lhe lembrar e notificar quando for a hora de se hidratar. 

Protetor solar: 

Mesmo no inverno a utilização do protetor solar se mantém importante, nesta estação do ano os chamados raios UVA que são conhecidos por acelerar o envelhecimento da pele e aumentar os riscos do câncer de pele são mais frequentes, deste modo não abdique do uso de protetor solar. 

Banhos muito quentes: 

De preferência a tomar banhos com a água mais morna do que quente, banhos quentes causam danos a camada protetora da pele, provocam uma remoção da oleosidade natural e causam uma descamação do couro cabeludo; desta forma de preferência a banhos mornos.

Mantenha a pele hidratada e esfoliada:

Manter uma rotina de hidratação e esfoliação da pele no inverno é ainda mais importante; mãos, cotovelos e joelhos são os membros mais vulneráveis e precisam de uma atenção maior; por isso aposte em um bom hidratante corporal e em óleos essenciais que irão manter seu corpo bem hidratado, com os óleos essenciais do terra você encontrara as mais diversas opções de óleos essenciais que poderão lhe auxiliar desde a hidratação do corpo até para com problemas respiratórios, muito comuns nesta época do ano. 

Cuidados com a pele negra no inverno 

Pela grande presença de melanina a pele negra se torna mais resistente ao envelhecimento, flacidez e enrugamento; entretanto isso não significa que os cuidados para com a pele devem ser menores ou ignorados; para evitar eventuais problemas, confira alguns dos cuidados com a pela negra nesta estação do ano.

Se possível evite sabonetes em barra e buchas para esfregar o corpo: 

Opte por sabonetes líquidos que sejam mais compatíveis com o pH da sua pele (ácido ou neutro) ou caso prefira substitua os sabonetes pelos óleos corporais para banho.

Hidrate a pele durante ou após o banho:

 A pele negra quando ressecada se torna mais “acinzentada”, o que se torna muito evidente pois irá destoar sobre a cor mais escura; desta forma sempre manter um hidratante por parte e manter uma rotina de hidratação é de extrema importância. 

Lave o rosto suavemente: 

Diferentemente do restado do corpo, a pele do rosto acaba se tornando mais oleosa, sendo indicado o uso de sabonetes líquidos, equilibradores de pele e se possível lavar o rosto no máximo 3 vezes ao dia, o excesso de lavagens pode ocasionar uma reação da pele por achar que não está hidratada o suficiente. 

Cuidados com a pele das crianças no inverno

Crianças possuem a pele mais sensível e também estão mais vulneráveis a problemas respiratórios durante esta época, por isso é de extrema importância que alguns cuidados maiores sejam tomados, siga;

Banho: 

É importante que além da água morna (em torno de 37°) o banheiro também esteja aquecido, por isso, ligue o chuveiro alguns minutos antes e deixe com que o vapor aqueça o ambiente, evitando o choque térmico e tornando o ambiente mais agradável. 

Hidratação: 

 Assim como na pele adulta, as crianças também precisam contar com um bom hidratante ou óleo corporal para evitar o ressecamento e desidratação da pele; lembre-se também de frequentemente incentivar e lembrar seu filho(a) de beber água e manter o corpo hidratado. 

Mãos

 As mãos são as principais formas de contrair doenças para as crianças uma vez em que elas rotineiramente a levam para a boca, por isso faça com que seu filho(a) lave as mãos sempre que possível.