Conheça o significado das cores e aposte neles ao decorar sua casa

Decorar a casa é uma tarefa que precisa ser pensada com calma. Principalmente se seu objetivo é começar do zero, não importa e o objetivo é pintar o teto ou escolher o tapete liso ideal. Conhecer o significado das cores já vai te ajudar bastante, pois você conseguirá entender em quais ambientes ficam melhor e quando não se deve usá-las.

A verdade é que você terá bastante liberdade, mas alguns tons podem ser cansativos para estarem em todas as paredes, além de aumentarem a ansiedade ou, ao contrário, contribuírem para que você relaxe.

Em dúvida sobre quais cores devem estar em sua casa? Separamos aqui os significados dos tons mais conhecidos e algumas dicas de como usá-los na decoração.

Significado das cores mais conhecidas

Saiba agora qual é o significado das cores mais populares.

Verde

O verde é uma cor que traz tranquilidade e conforto. Está ligado também à delicadeza e contribui para deixar o ambiente mais fresco, ideal para o relaxamento. Também representa a natureza, a saúde e o equilíbrio.

Por ser um tom frio, é recomendado tomar cuidado para não exagerar no verde nos cômodos. No entanto, como contribui para o equilíbrio e para você relaxar, pode aparecer nos quartos, nas salas de estar e nos banheiros.

Azul

O azul está dentre as cores mais procuradas, porque também transmite a sensação de calma e tranquilidade. Lembra o céu e o mar e pode aparecer em todos os cômodos da casa.

A dica é evitar o azul no caso de pessoas melancólicas, pois a cor acentua essa característica. 

Então, se este for o caso de alguém da família, prefira pintar paredes ou trazer móveis neste tom em cômodos de menor permanência, como a sala de jantar ou a cozinha. No quarto, aposte em alguns objetos azuis, mas não abuse da cor.

Amarelo

Uma cor viva e cheia de energia, o objetivo dela é renovar os ânimos, mas ficar muito tempo exposto ao amarelo pode cansar a vista e causar irritação. Como deixa as pessoas mais agitadas e desperta o apetite, o ideal é que seja utilizada com cautela.

Pode aparecer na cozinha, na copa e em espaços que você precisa de mais luminosidade, no entanto, evite o amarelo no seu quarto ou na sala de estar, por exemplo. 

Se tem um escritório em casa, uma parede ou um móvel em amarelo estimula a criatividade e anima para o dia de trabalho no home office.

Vermelho

Uma cor vibrante que está muito ligada à paixão. O vermelho, assim como acontece com o amarelo, exige cuidado em sua escolha na decoração da casa. Em excesso cansa os olhos e causa irritabilidade, no entanto, se usado com moderação e nos lugares certos pode criar um ambiente muito interessante.

Como também contribui para aumentar o apetite, pode aparecer na cozinha e na sala de jantar. No entanto, por lembrar amor e paixão, também é permitido usá-lo no quarto do casal, mas apenas em alguns detalhes. A ideia é incentivar a sexualidade e o amor.

Branco

O branco é uma das cores que mais aparecem nas decorações das casas. Até porque é aquela famosa cor coringa que você pode usar sem medo de errar. Geralmente as paredes são as escolhidas para o tom, mas você também pode encontrá-lo em móveis e eletrodomésticos.

Transmite paz e está muito ligado à limpeza e pureza. Se trata de uma cor neutra e atemporal que pode ser facilmente combinada com outras. Sobriedade, maturidade, simplicidade e até inocência estão relacionados ao branco.

O único cuidado é não exagerar, por se tratar de uma cor neutra pode deixar o ambiente impessoal, com aquela cara de consultório médico. Por isso, prefira trabalhá-lo com outras cores.

Roxo

Espiritualidade, magia e transformação. Estes são três significados positivos da cor roxa. Também se refere ao conhecimento e sabedoria, mas precisa ser bem aplicado e preferencialmente misturado com tons neutros.

Pode aparecer em qualquer parte da casa, até no quarto, desde que você cuide para não criar um ambiente cem por cento roxo. O tom também pode transmitir tristeza e deixar as pessoas introspectivas, então evite muito roxo no quarto e na sala de estar.

Se tiver um cantinho de meditação, vale a pena investir nesta cor, já que é um momento de introspecção e contato consigo mesmo. Pense em tapetes, almofadas ou uma parede roxa e estará criando um espaço muito gostoso para a prática.

Laranja

Esta é uma cor que as pessoas costumam fugir em qualquer situação, inclusive na hora de escolher roupas e acessórios. O laranja é visto como exagerado e espalhafatoso, no entanto, pode sim ser usado na decoração da sua casa.

Ele também é uma cor vibrante, assim como o amarelo e o vermelho, no entanto, pode gerar nervosismo. Em contrapartida, é um ótimo estímulo para a criatividade, comunicação e coragem.

Nos ambientes da casa pode aparecer com moderação no escritório e na sala de estar. Também é bem-vindo na cozinha. O único cuidado é mesclá-lo com outras cores neutras. Por exemplo, uma poltrona alaranjada dará vida para uma sala com paredes brancas.

Rosa

O rosa é a mistura do vermelho com o branco e já é permitido em outros espaços da casa. Está ligado ao romance e à inocência. Além disso, representa também a leveza. Pode aparecer em quartos femininos – inclusive os infantis e em ambientes que você deseja transmitir ternura e afeto.

Se não quiser mudar o tom das paredes, vale a pena investir em móveis, pequenos itens decorativos e até em almofadas cor-de-rosa. O resultado é um espaço gostoso e acolhedor. 

Preto

Apesar de ser uma cor neutra e fácil de encaixar na decoração, muitas pessoas preferem fugir do preto. Até porque é uma cor que absorve luz e vai exigir um cuidado maior na iluminação do ambiente.

Nas paredes não é muito recomendado, a não ser que a ideia seja um pedaço ou uma parede pequena que será um mural. No entanto, nos móveis o preto pode ser um ótimo aliado. Assim como o branco, é fácil de combinar com outras cores, principalmente aquelas mais vibrantes como o amarelo, o vermelho e o laranja.

Fica bem em todos os cômodos, apenas evite o preto no banheiro, que tende a ser um espaço com menos luminosidade. Sofisticação, elegância e mistério são alguns exemplos do que essa cor representa. Por outro lado, também está associada ao medo, remorso e raiva, por isso, sem exageros.

Cinza

Mistura de branco com preto, o cinza é uma alternativa interessante para quem deseja um tom mais escuro, mas não tanto quanto o preto. Pode aparecer principalmente nos móveis e outros itens de decoração, como os tapetes.

A cor está em alta e funciona como neutralizadora. Também passa a sensação de sobriedade e não gera emoções negativas. Ainda assim, vai exigir mais na questão da luminosidade.

Para não deixar o ambiente muito apagado, a dica é mesclar com outros itens decorativos mais coloridos. Inclusive, como é um neutralizador, vale incluir aquelas famosas cores mais escuras – e exageradas – que dá para deixar o cômodo mais tranquilo e confortável.

Lilás

O lilás nada mais é do que um tom mais claro do roxo. Tem um toque mais delicado e podem ser mais azulados ou avermelhados, já que o roxo é a mistura do azul com o vermelho. Transmite sossego e tranquilidade, por isso é uma escolha muito indicada para o quarto ou sala de TV.

Pode aparecer nas paredes – já que é mais delicada e não interfere tanto na luminosidade – ou em outras partes da decoração. Fica muito bem com o branco e também é conhecida por purificar energias. 

Apesar disso, é recomendado usar com moderação, pois mesmo tendo o objetivo de trabalhar energia positiva nos ambientes, pode deixar as pessoas ansiosas.

Quais são as cores primárias?

As cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho. A partir delas surgem as outras cores. 

E as secundárias?

As cores secundárias são aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. No caso, são o laranja (amarelo + vermelho), verde (azul + amarelo) e roxo (azul + vermelho). Podem ser combinadas com as terciárias (mistura entre cores secundárias) ou com tons neutros.

E as neutras?

As cores neutras são o branco, o preto e o cinza. Bege e marrom também podem ser considerados neutros. Todos esses tons são buscados na decoração quando o objetivo é criar um ambiente mais fácil de combinar, pois as cores neutras harmonizam com quaisquer outras. O significado das cores neutras está explicado em seu próprio nome, neutralizar um espaço.

Significado das cores análogas e complementares na decoração

Para entender cores análogas e complementares é preciso pensar no círculo cromático. As análogas são aquelas que estão próximas. Por exemplo, o rosa e o vermelho são análogos ao roxo.

Por outro lado, as cores complementares são as que estão opostas uma à outra no círculo cromático. Roxo e amarelo ou laranja e azul são dois exemplos.

Você pode criar a decoração da sua casa levando em conta as cores análogas ou complementares. Assim é garantido que você vai acertar na combinação.

Gostou de conhecer o significado das cores? Ficou bem mais fácil entender como você pode usá-las na decoração da sua casa. Agora, aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais, ok?