Dicas para otimizar espaços

As residências cada vez menores são comuns na vida moderna, assim como a busca por elas cresceu nos últimos anos. Quem utiliza um espaço pequeno entende que otimizar é o único jeito de ter uma casa funcional e confortável.

Felizmente, otimizar o ambiente é simples, com algumas dicas práticas, você pode aproveitar ao máximo cada cômodo e transformar seu lar em um espaço visualmente amplo e acolhedor, como uso de treliche, cama box e outros móveis versáteis. 

Utilize o espaço vertical 

As paredes são aliadas valiosas para aproveitar o espaço verticalmente. Além de pendurar quadros, elas podem ser utilizadas para criar espaços de armazenamento, como nichos e prateleiras. Você também pode pendurar sua bicicleta, optar por armários suspensos, colocar plantas penduradas e mais uma série de soluções que podem ser colocadas na parede.

Mantenha um espaço para a circulação

Manter a área de circulação livre é essencial em qualquer espaço, principalmente nos menores. É preciso deixar os móveis e objetos fora do caminho, pois isso facilitará o uso do local. Manter a organização é outro passo importante para o espaço de circulação e ainda o deixa mais agradável. Aferir o ambiente, organizar e ter móveis compactos evitará que você tenha problemas no espaço útil.

Integre os ambientes

Ambientes integrados são perfeitos para locais pequenos, eles projetam um visual de amplitude, mesmo em poucos metros quadrados. Muitos apartamentos menores já possuem o conceito, conhecido também como estúdio. Para dividir os cômodos, você pode utilizar soluções fáceis, como prateleiras, treliche, bancadas ou até mesmo sofás. Também é possível delimitar as áreas utilizando a pintura das paredes. Certifique-se de fazer combinações equilibradas para não sobrecarregar o ambiente e opte por tons claros.

Troque as portas

As portas de correr são excelentes  escolhas para ambientes pequenos, pois ocupam menos espaço em comparação com as portas tradicionais. Elas permitem uma maior circulação e podem ser uma forma de integrar os ambientes. As portas de correr podem ser confeccionadas em vidro, madeira e outros materiais, tudo depende da necessidade do local. 

Organização em primeiro lugar

Manter a casa arrumada é primordial, afinal afeta o bem-estar e ainda pode ampliar um espaço pequeno. Quando os itens estão arrumados, os ambientes oferecem mais espaço livre para circular e transmitem uma sensação de bem-estar, inclusive afetam positivamente os moradores. 

Desenvolva o hábito de arrumar os espaços regularmente para evitar a acumulação de bagunça. Criar espaços de armazenamento adequados, como caixas, treliche com gaveta, prateleiras e armários, também auxilia na organização e otimização do espaço.

Aposte nos móveis multifuncionais

Móveis com mais de uma função são ideais para apartamentos pequenos, pois oferecem praticidade e economizam espaço. Camas, mesas, treliche e sofás com espaço de armazenamento adicional são excelentes opções. 

Um rack de quarto pode servir como mesa de trabalho ou estudo, a treliche com gavetas funciona para as noites de sono e armazena as roupas e uma mesa dobrável pode ser utilizada apenas quando necessário.  Os móveis sob medida são uma ótima alternativa para criar soluções personalizadas e garantir que o tamanho se adeque perfeitamente ao seu apartamento.

Com essas dicas simples, você pode otimizar os espaços em seu espaço reduzido, tornando-o funcional, confortável e agradável. Aproveite ao máximo cada canto do seu lar e desfrute de um ambiente que atenda às suas necessidades.